Variáveis ‘table’ em Transact-SQL (SQL Server)

Além das variáveis que armazenam valores escalares, é possível também em T-SQL criar variáveis que guardam valores tabulares, como uma tabela temporária.

Continue reading ‘Variáveis ‘table’ em Transact-SQL (SQL Server)’ »

Váriáveis em Transact-SQL (MS SQL Server)

Post rápido, apenas para falar sobre a sintaxe das variáveis em Transact-SQL.

Transact-SQL é a linguagem usada pelo SQL Server da Microsoft. Além de SQL, que é a linguagem de consulta, o SQL Server permite comandos de forma imperativa, como nas linguagens de programação que estamos mais acostumados, junto dos SQLs, para fazer coisas mais complexas.

Continue reading ‘Váriáveis em Transact-SQL (MS SQL Server)’ »

Comando para matar processos do Windows (similiar ao killall)

Quem usa Linux está acostumado a usar o comando killall para finalizar vários processos do mesmo programa, usando apenas um comando. Era uma das coisas que eu sentia falta no Windows, mas descobri um comando equivalente.

Continue reading ‘Comando para matar processos do Windows (similiar ao killall)’ »

Tipos de dados: FLOAT / DOUBLE vs DECIMAL

Os tipos de dados FLOAT, DOUBLE e DECIMAL são usados para armazenar números “quebrados”. Mais precisamente, números reais até uma certa precisão. Qual a diferença entre esses tipos então?

Continue reading ‘Tipos de dados: FLOAT / DOUBLE vs DECIMAL’ »

Como desbloquear modems 3G da Claro

A legislação agora obriga que as operadoras desbloqueiem gratuitamente os aparelhos vendidos por elas, e isso também se aplica aos modems 3G. Mas qual o procedimento? Tem que levar na loja?
Continue reading ‘Como desbloquear modems 3G da Claro’ »

MySQL: The table ‘<tabela>’ is full

Eu nunca ouvi falar que existia um limite para tamanho de tabelas no MySQL. Até o dia que me deparei com a seguinte mensagem de erro:

The table '<tabela>' is full

Como assim a tabela está cheia? Ela nunca deveria ficar cheia a menos que faltasse espaço em disco. Pois é, não é bem assim.

Continue reading ‘MySQL: The table ‘<tabela>’ is full’ »

Dez coisas que mais irritam os desenvolvedores

Kevin William Pang escreveu e Marcelo Furusawa Honório traduziu e adaptou uma lista de dez coisas que mais irritam os desenvolvedores.

Não sei se são as que mais irritam, mas de fato irritam bastante.

Clique no link abaixo para ler.

Dez coisas que mais irritam os desenvolvedores

Dicas para aperfeiçoar seu inglês

Não sei como nunca publiquei algo sobre esse assunto antes. O fato é que eu gosto de inglês. Não só gosto, como desenvolvedor eu preciso saber algo de inglês.

Mas o que eu faço para aperfeiçoar meu inglês? Continue reading ‘Dicas para aperfeiçoar seu inglês’ »

C# – Descobrindo o caminho dos diretórios especiais do Windows

Os caminhos dos diretórios especiais do Windows (como Meus documentos, Desktop, etc) embora sigam um padrão, não são fixos. Variam, por exemplo de acordo com o nome do usuário corrente, linguagem do sistema instalado ou até mesmo podem ter sido mudados pelo usuário.

Continue reading ‘C# – Descobrindo o caminho dos diretórios especiais do Windows’ »

C#: por que tem um “@” antes da string?

Quando você está aprendendo uma linguagem nova, tem coisas que você vê em códigos de exemplo e não sabe sequer como perguntar que raios é aquilo, de tão fora do comum. Isso ocorreu comigo quando eu vi uma arroba antes de uma string. Que raios é isso? Continue reading ‘C#: por que tem um “@” antes da string?’ »